Monday, July 22, 2013

A Apple, Nokia e os Celulares Coloridos

Criei este post para demonstrar minha opinião sobre alguns passos que foram tomados e que serão tomados num futuro próximo (ao menos é expectativa total da imprensa especializada). A Apple está próxima de lançar, pelo que parece, um iPhone de baixo custo pela primeira vez. Várias fotos de rumores vazaram na Internet e, como todas as fotos sempre demonstram um mesmo modelo, há uma grande possibilidade de ser verdade.

Imagem 01: novos iPhones de baixo custo

O IOS 7 foi lançado e, também de acordo com a imprensa especializada e muitos usuários,  a Apple inseriu no seu famoso sistema operacional funcionalidades do Android e Windows Phone. E, falando de Windows Phone, IOS e lançamento do iPhone de baixo custo que irei centralizar minha opinião.

Imagem 02: novo IOS 7 e Windows Phone 8, separados no nascimento

A Nokia vem fazendo um belíssimo trabalho de design nos seus Lumia e também vem tirando leite de pedra com o Windows Phone 8! Os Lumia 920, 720, 925 e agora o 1020 foram lançamentos extraordinários, produtos muito confiáveis e com funcionalidades que não temos em nenhum outro smartphone do mundo. A capacidade das câmeras Carl Zeiss aliado ao belíssimo trabalho de design de produto da Nokia (tanto software, quanto hardware) faz com que os Lumia vendam bastante mundo afora e com eles, o Windows Phone.  Vale muito apena ressaltar que a Microsoft deve MUITO a Nokia e suas vendas de Windows Phone estão relativamente altas quase que exclusivamente pelos Lumia!

Imagem 03: família Nokia Lumia

A Apple percebeu esta evolução e, ao meu ver, também o nicho de mercado interessantíssimo que são os smartphones de baixo custo. A cópia (em parte) do design da Nokia começou nos iPod 5a geração. Pode ser observado que os iPod são muito parecidos com os Lumia, inclusive nas cores:

Imagem 04: quem é Apple iPod, quem é Nokia Lumia?

Agora serão lançados os iPhone 5S de baixo custo, para mercados ainda não explorados pela Apple e com um foco diferente da marca (inclusive). A inspiração, novamente na minha opinião, será o sucesso dos Windows Phones da Nokia, principalmente os Lumia 520. Estes estão vendendo muito e já provaram ser uma aposta muito boa!

Imagem 05: Família Nokia Lumia 520

Particularmente, eu creio que seja uma decisão acertada da Apple, pois será possível explorar melhor duas classes de clientes: os de (não tão) baixo poder aquisitivo e os clientes (abastados e) fiéis da marca da maçã. A Nokia abriu os caminhos e mostrou ao mundo e a sua concorrente que é possível ter produtos bons, baratos, alegres (coloridos) e confiáveis!

Um abraço e até o próximo post.
Post a Comment