Thursday, August 22, 2013

Celulares e Dimensionamento da Rede

Você está num estádio lotado, filma a torcida ou tira uma foto com amigos e quer compartilhar no Instagram.
Você foi almoçar no shopping num domingo ou dia de feriado e quer fazer check-in no Foursquare.
Você está numa das avenidas mais movimentadas da cidade e quer procurar algum local no Google Maps.

Todas as situações acima são muito comuns, adicionalmente outra coisa muito comum e que acontece juntamente com as situações listadas acima é: você dificilmente irá conseguir ter êxito com a velocidade desejada! Se obtiver êxito!

Já parou para pensar o porquê disto? Quando estamos em grandes concentrações, a qualidade da ligação ou do plano de dados se deteriora ao ponto de ser quase impossível utilizar! Isso acontece em função do mal dimensionamento de rede das operadoras de telefonia celular!

A figura acima é o mais comum de acontecer nas nossas tentativas. A explicação é que há um limite tanto de quantidade de portadoras numa estação rádio-base (ERB), quanto da ligação (link) entre a ERB e a central onde há a ligação com o backbone de dados da operadora (e Internet).


As ERBs são poucas em locais muito movimentados! Os links precários! A desculpa das operadoras é que não há licenças ambientais suficientes para instalar antenas ou há muito confusão na legislação municipal (existem diversas! literalmente uma por cidade, óbvio) que impedem a instalação de novas ERBs ou melhoria do serviço.

Outra coisa vergonhosa é o limite de velocidade dos serviços que adquirimos! A operadora TIM talvez seja a mais horrorosa! Quem tem um TIM Beta sabe o quanto é diferente de um TIM pré-pago comum! A rede é a mesma, o que muda? A limitação de largura de banda!

Tenho um Vivo 4G Plus. O "plus" que eu tenho é ter um celular numa rede que poderia chegar nos 100Mbps e ter a incrível (plus) velocidade de 5Mbps! Ridículo! Até para 3G é ridículo! Mais uma vez: limitação da largura de banda...

Bom, quando estiver num estádio lotado, no shopping ou na avenida mais movimentada da sua cidade, lembre-se: tenha paciência! Você está pagando muito caro, mas não terá o serviço que contratou! Conforme-se!

Post a Comment