Monday, October 20, 2014

Apple pós Jobs: contínuo sucesso ou decadência natural?

   Hoje, 20.10.2014, temos mais uma atualização do iOS, o sistema operacional que "roda" nos celulares, tablets e tocadores de mídia da Apple.




   Sou formado em Informática, trabalho com Sistemas Operacionais há muito tempo, lecionei por 10 anos sobre o assunto e sou especialista em Linux com comprovação. Aprendi e mudei de opinião algumas vezes baseados na minha experiência de campo e decisões acertadas e erradas de gestores dos grandes players do mundo. Também vi muita gente boa falar besteira e ter que vir depois "desdizer" um prognóstico anterior. O mesmo com gestores e empresas conceituadas.

   Vi a Apple nas suas duas principais fases, sendo com mais clareza e com maior senso crítico na sua fase mais gloriosa: a atual. Li, também, muita gente escrevendo sobre o assunto que agora, eu, tenho a audácia de tentar dar a minha opinião. Será que a Apple está perdendo o seu rumo? Já vi muita gente atribuir o seu imenso sucesso à Steve Jobs, sozinho. E, depois de tantas mudanças da Apple rumo a ser apenas uma grande empresa, após Jobs é quase inevitável este questionamento! Será?

   Eu não serei capaz de dizer, ninguém será, mas eu acredito que as inovações que faziam a Apple ser uma das empresas mais admiradas do mundo, estão com dias contados. Assim como um produto, a criação e inovação foi copiada e não é algo mais exclusiva da empresa da maçã.

   Para piorar as coisas, como já eu escrevi em 22 de Julho de 2013 (http://blog.leao.org/2013/07/a-apple-nokia-e-os-celulares-coloridos.html) , de Cupertino não estão vindo tantas inovações, mas sim cópias de boas ideias! Celulares maiores, o Apple Watch, NFC, etc. Nada é novidade ou obrigatoriamente melhor vindo de lá!

   Eu, particularmente, fico um pouco mais triste com isso tudo. Tenho produtos da maçã e gosto da maioria deles! Alguns considero como insuperáveis, gostaria muito de poder contar com mais novidades e ótimos produtos por muito mais anos...

 
Post a Comment