Monday, October 13, 2014

O que te faz uma pessoa boa?

   Me peguei pensando nesta pergunta hoje: o que faz de alguém uma pessoa boa? Em meio a tantas discussões e pregações, cheguei a conclusão que todos somos maus e bons, depende do ângulo que nós olhamos e/ou queremos enxergar esta tal pessoa.

   Não sou psicólogo, mas acredito que façamos um desenho ou planejamento mental para um indivíduo e passamos a conviver com esta pessoa sempre comparando-a ao sujeito que criamos na nossa cabeça. Baseado nisso e nas atitudes do outrem, vamos julgando-a. Decidimos se ela é boa ou má, sem perdão, baseado na nossa visão interior de alguém! Claro, em alguns casos a pessoa facilita demais o nosso julgamento, mas eu acredito que não existam predominantemente pessoas boas ou más, existe nossa expectativa para a pessoa que construímos na nossa cabeça!

   O que é complicado neste processo é querermos não construir ou modificar este indivíduo baseado no que colhemos da realidade. Todos nós temos pontos fracos, momentos de altos e baixos, nos fragilizamos e nos superamos muitas vezes ao longo da nossa vida! A expectativa frustrada ou excedida nos faz agirmos positiva ou negativamente e este turbilhão de acontecimentos e informações excede a nossa capacidade de processá-las sem julgamentos precipitados!

   O que te faz uma pessoa boa? Nestes tempos de tantas informações, o que te faz ser bom é não passar informações. Todos nós temos algo podre a esconder, verdades que não queremos revelar. Para cada pessoa que nos assiste e nos julga, cada movimento ou decisão nossa é razão para nos tornarmos ruins ou bons. O uso desta informação é ainda mais nocivo! Sábios são os indivíduos que, espertamente, não informam além do suficiente para que não possamos o julgar, predominantemente, mau ao longo do tempo.

   O que te faz uma pessoa boa? Cada momento da sua vida, aos olhos do mundo, você será bom ou mau, não importa quão grande seja seu esforço. Não há definições e os momentos são os que te definem! O que te faz uma pessoa boa? Depende do momento que alguém te julga e/ou deixa de ter contato contigo, seja no momento que ela te enxerga como bom, te definindo uma boa pessoa, seja no momento que ela te enxerga como mau, te definindo uma má pessoa.

   O que te faz uma pessoa boa?
Post a Comment