Tuesday, December 09, 2014

Dia a dia inteligente! - Parte 1

   Olá, hoje vou retratar um dia com diversos gadgets que existem num hipotético dia "comum" rodeado de tecnologia (vestível, automação residencial, etc).

   Este post dá continuidade aos dois posts anteriores sobre tecnologia vestível inserindo a casa inteligente e diversos outros fatores. Como não estou com carro, irei inserir uma caminhada leve pela manhã e outra ao final da tarde como sempre faço (poderia ser substituído por uma pedalada também), fazendo minha parte na conscientização sobre transportes alternativos e mobilidade urbana moderna.

   Acordando

   Conforme programado no meu Nest (https://nest.com), a partir das 6h da manhã, meu ar-condicionado começa a gradativamente a esquentar a temperatura para estimular o meu despertar. A ideia é me retirar da cama sem traumas e naturalmente. O meu Smartlamp (http://www.holimotion.com/SmartLamp) liga cores leves para me despertar e acompanha o alarme do meu celular ao meu lado com cores vibrando juntamente com o ritmo tocado. Em paralelo, minhas persianas inteligentes começam a abrir deixando o sol entrar pela janela do quarto.

   Finalmente de pé, "falo" com meu Moto X: "Motorola, ativar", ele liga a tela e emendo: "Bom dia". Logo ele me responde: "Bom dia Osmar, seu primeiro compromisso do dia é as 9h e tem o título...".

   Pego meu iPhone, ligado ao meu Flip 2 (link), toco um álbum legal enquanto tomo banho...

   Caminhada Até o Trabalho

   Depois que tomei meu café da manhã, saio de casa. Não uso chaves, as trancas Yale Real Living (link) são inteligentes, minha central de controle, após um tempo, detecta que não estou em casa porque minha pulseira UP3 não está mais no alcance, tranca as portas enviando um pulso para o Yale, programa o Nest para desligar o ar-condicionado e fecha as persianas novamente.

   Ligo o Runkeeper, programo para caminhada, com o meu Pebble controlo minha playlist novamente. O som sai pelo meus fones "Dash", programo-os para me alertar sobre sons ambiente, pois irei caminhar perto de carros (ou pedalar na via) e não quero imprevistos porque não estou ouvindo buzinas de carros e etc.

   Minha caminhada é breve, durante o percurso, sou avisado sobre batimento cardíaco, velocidade, distância e tempo que são coletados pelo Dash, Moto 360, GPS do celular e sumarizados pelo Runkeeper. Enquanto isso admiro a paisagem urbana e ouço meu som favorito.

   Uso o meu Google Glass para tirar algumas fotos com comandos de voz, aproveito e, usando a voz, crio um alerta no Google Keep para que me lembre, em 20 minutos, de comprar tickets para um show que vi num Outdoor. Este aviso virá no meu pulso através do Moto 360 e nas telas do meu computador e celulares.

   Durante o Dia

   O meu dia a dia é comum, recebo alertas de reuniões com contagens regressivas até o horário do apontamento no meu relógio Moto 360, verifico alertas de mensagens e e-mails e as respondo eventualmente com a voz ou usando o meu smartphone.

   A minha pulseira UP3 me alerta sobre alimentação e exercícios, sigo o programado. O dia está próximo do fim e recebo o alerta sobre qual é a minha meta de corrida que será feita em algumas horas. A poucos minutos de sair, meu Nest, baseado no meu histórico diário, liga meu ar-condicionado, estarei em casa em breve e ele sabe disso.

   Começo minha caminhada de volta para casa...

   Terceiro Turno

   Estou chegando em casa, desligo o Runkeeper e ouço o sumário da minha caminhada, verifico meu trajeto e desligo meus fones Dash. Subo para meu apartamento. As travas inteligentes, quando me aproximo, abrem a porta, apenas giro a maçaneta, entro em casa. Como de costume, ao detectar minha presença pelo UP3, as persianas são abertas, a TV é ligada no noticiário e o ar-condicionado, que já estava ligado há algum tempo, já resfriou o ambiente.

   Recebo o alerta de exercícios e corrida pelo meu aplicativo do UP3. Me preparo para descer para a academia, levarei os fones Dash, Pebble no lugar do Moto 360 e iPhone. Os fones desta vez estão programados para cortar qualquer ruído enquanto corro na esteira, minhas músicas favoritas tocam enquanto bato mais um record pessoal de tempo para a distância percorrida e serei alertado mais tarde quando lerei o sumário dos exercícios do dia e sobre minha noite de sono.

   Volto dos exercícios diários e, após um banho, uso meu tablet para ligar minha central de mídias Kodi (http://kodi.tv), antigo XBMC, onde assisto um seriado ou dois. Levo o tablet comigo para ler, já na cama, um artigo e/ou quadrinhos.

   Minha última atividade do dia é ler o sumário de queima de calorias, exercícios, alimentação e sono do aplicativo auxiliar do UP3. Comando, via tablet, que as luzes se apaguem e meu Smartlamp ilumina sozinho e com cores relaxantes meu quarto. No horário programado, minha central inteligente fecha as persianas, comanda o Nest para baixar a temperatura.

   Vou dormir em meio a muita tecnologia e sonharei a noite antes de mais um dia normal de trabalho que virá!
Post a Comment