Monday, December 01, 2014

Tecnologia vestível (e do dia a dia) - Parte II

   Irei adiantar em um dia meu post por três razões esta semana: (a) amanhã estarei viajando e não poderei escrever; (b) estava ansioso pacas para escrever; (c) atrasei um dia semana passada;

   No post de hoje continuarei minha saga por tecnologia vestível incluindo alguns outras ideias e gadgets, portanto, adiantando, irei ter mais um ou dois posts extras, pois gostaria de mostrar, também, minha ideia de casa inteligente. Continuarei agora com coisas que já existem, porém eu AINDA não tenho e COMO usaria no dia a dia.

   Começarei incrementando no meu dia a dia uma pulseira para medir e controlar minhas diversas atividades. A que escolhi (existem diversas) é a Jawbone UP3 (http://jawbone.com/store/buy/up3).

Jawbone UP3

   A pulseira inteligente da Jawbone, a UP3, é um produto voltado principalmente para saúde. É utilizada para medir os seus níveis de exercícios, qualidade do sono, alimentação (manual) e como um "técnico eletrônico". Ela passa o dia medindo as atividades juntamente com batimentos cardíacos e vai "aprendendo" os hábitos do dono. Como o passar dos dias, ela começa a sugerir atividades e te alerta se, diminuir seu ritmo ou ficar com preguiça de se exercitar. Opcionalmente é possível inserir no app para iPhone o que você ingere de alimentação durante o dia e o app irá calcular seu gasto calórico e te auxiliar para a queima.

   Eu usaria esta pulseira auxiliando o que já faço, ou seja, iria complementar as medições que faço com o Pebble e o iPhone nas minhas corridas, além de finalmente medir e me informar as minhas caminhadas de 20 minutos do trabalho até minha casa. Seria bastante útil na minha noite, pois iria me informar o nível do meu sono, pois coleta as suas diversas fases (REM, profundo, etc).

   A pulseira é simples e tem leds que informam em quais modos ela está operando (vide foto).

   O próximo gadget que irei inserir ao meu dia a dia serão os fones de ouvido "The Dash" (https://www.kickstarter.com/projects/hellobragi/the-dash-wireless-smart-in-ear-headphones):

The Dash

   As minhas atividades físicas são sempre acompanhadas por fones para músicas e relatórios dos acontecimentos no meu corpo (batimento cardíaco, velocidade de corrida, etc). Os fones "The Dash" foram desenhados para justamente estes momentos, além, claro, me ajudar a eliminar fios chatos!

   Hoje eu faço exercícios na academia com os auriculares do iPhone. Estes fones, além de ficarem constantemente saindo da posição, tem fios de baixíssima qualidade (de branco já estão cinzas) e são incômodos! Outra imitação é: com meu Pebble eu consigo mudar as faixas, porém não consigo aumentar o volume (que tenho que fazer no próprio fone molhando ele de suor) e para mudar de álbum ou playlist, tenho que retirar o celular do apoio de braço e tenho que colocar de volta.

   Usando o The Dash, poderia, na minha rotina de corrida e exercícios, executar o seguinte (ainda não é possível, estou delirando sobre algo facilmente possível, mas que não existe): (a) usar o suporte de braço e correr utilizando o Dash, em momentos determinados, utilizando o RunKeeper (http://runkeeper.com), aplicativo que utilizo nas minhas corridas, medir batimentos cardíacos (com o UP3), medir oxigenação (com o dash), ouvir minha distância percorrida (utilizando GPS do celular), velocidade média (utilizando GPS), etc, tudo de forma integrada; (b) remover o celular do suporte de braço e deixá-lo parado perto de mim para mudar a playlist, controlar os avisos, visualizar relatórios da corrida em tempo real e tirar fotos, fazer posts, etc, além de continuar malhando e ouvindo músicas, pois os fones são wireless e estéreo; (c) controlar o volume e músicas diretamente no fone através de gestos com o dedo sem medo de molhá-los com suor, pois são resistentes a água!

   Se eu não conseguir aprender os gestos, ao menos uso o Pebble para mudar músicas e o Dash para volume...

   O mais legal, eles funcionam independentes do celular, então, conforme o vídeo de divulgação deles, poderia pegar um banho de mar ou até mesmo nadar ouvindo música, pois o Dash tem 4GB de espaço para colocar músicas!

   No final do dia ou quando precisasse (até 5 vezes ao dia sem tomada), iria carregá-los usando este lindo case:

Case do The Dash


   Ufa! Quase não termino... Mas AINDA não terminei, o UP3 pode ser utilizado para abrir a porta do meu apartamento (irei criar um post sobre isso), o Dash pode ser utilizado para isolar sons chatos e melhorar um vôo demorado, etc.

   E, para finalizar, como li uma boa notícia sobre ele hoje, irei inserir também os óculos inteligentes do Google. O Google Glass (http://www.google.com.br/glass/start)!

Google Glass


   Os óculos inteligentes do Google funcionam basicamente como os relógios inteligentes do Google. São acionados por comando de voz e possuem uma área táctil na lateral para comandos simples. É possível efetuar gravações de vídeos, fotos, usá-los como guia GPS, etc. Melhor visualizar um vídeo do que explicar:

London by Google Glass


   Os óculos basicamente me acompanhariam durante minhas caminhadas, passeios, etc. Ele tem os mesmos alertas do Moto 360, no entanto, o Google já criou um app para configurar os avisos (basicamente onde quer ver determinados avisos: relógio ou óculos). Ele complementa tudo mostrado até aqui e facilita bastante tarefas!!!

   Vou me despedindo, cabeça a mil e, agora, com ainda mais 2 idéias de posts! Preciso inserir o meu iPod e meu JBL Flip2! Estes basicamente utilizados durante os finais de semana e quando vou dormir...

   Ainda quero falar dos gadgets para casa e afins!! Aguardem os próximos posts!
Post a Comment