Monday, July 20, 2015

Windows Mobile 10 - Um Review Alternativo

   Olá a todos, hoje irei falar do Windows Mobile 10 (finado Windows Phone). Ele está chegando ao ponto final de produção e essas novas releases estão muito boas e próximas de ser um produto.

Olha ele aí!

   O Windows Mobile 10 renova a imagem do Windows Phone mantendo o que havia de bom do antigo e renovando alguns aspectos para melhor na maioria dos casos. Alguns pontos ainda não estão finalizados nesta compilação (10.0.10166.0), porém já podemos analisar alguns.


Tela Inicial - Live Tiles

A tela inicial do Windows Mobile continua com os "blocos vivos", os diretórios foram mantidos, os formatos também, porém podemos ver elementos redondos no aplicativo "pessoas" abaixo:

Live tiles no Windows Mobile 10

   A transparência nos blocos e a interação com o papel de parede são novidades muito interessantes nesta versão. Eu brinquei pouco no exemplo acima, mas não é difícil achar telas iniciais do Windows Mobile super bem trabalhadas por usuários caprichosos.

   Um recurso do Windows Mobile que sempre gostei é a interatividade dos tiles, são os "live tiles". São diversos, no bloco de "fotos", mostrado acima, as imagens ficam alternando dentro do espaço, no bloco do Facebook, a mudança é conforme a notificação (colocando um aviso e o plano de fundo alterado para a imagem da pessoa que criou o evento) que faz a interatividade. São diversos blocos deste tipo e super animados. Um ponto quase que exclusivo do Windows Mobile que é MUITO legal comparado com as telas do iOS e Android.


   Minha bronca vai para a "despadronização" que foi feita no bloco de "pessoas". O antigo eram quadrados que interagiam com fotos dos contatos. Desta vez a Microsoft alterou o bloco para círculos com as imagens dos contatos e não ficou muito divertido como o antigo:



Bloco de Pessoas do Windows Mobile 10


Menu de Aplicativos


   O menu de lançamento dos aplicativos ficou quase inalterado, permanece bastante interessante e uma modificação visível é o plano de fundo agora também presente nesta tela. 



Lançador de Aplicativos

   Como nas versões anteriores, é possível clicar na letra e escolher a inicial do aplicativo desejado. É um pequeno atalho para chegar no aplicativo desejado. Uma última modificação do lançador de aplicações do Win10 é uma área acima do primeiro aplicativo que é reservada para os recém instalados. É interessante, pois serve para visualizar os novos aplicativos.


Barra de Notificações

   A barra de notificações do Windows Mobile 10 está bastante modificada e melhorada:



Barra de Notificações do Windows Mobile 10

   A barra expandida é mostrada acima, ela pode ser recolhida agrupando apenas as quatro últimas opções mostradas. 

   A principal modificação é que, segurando o dedo em algumas opções, temos mais do que o clicar, que é o normal. Exemplo: clicando no Wi Fi é possível habilitar ou desabilitá-lo. Segurando o bloco é possível ir para as opções de Wi Fi no menu de configurações. Bastante criativo e interessante.


   As notificações também são exibidas como nos Android e iOS, podemos inclusive "remover" uma a uma:



Notificações no Windows Mobile 10

   Os blocos não são editáveis ainda, porém tem as opções mais usadas. Ótimas escolhas de configurações na minha opinião.


Tela de Bloqueio


   A tela de bloqueio do Windows Mobile é um capítulo bem sucedido! Eu adoro usar a opção de tela de bloqueio do Bing. Todos os dias temos uma foto diferente na tela de bloqueio e isso faz a tela menos enjoativa. As fotos são belas e bem selecionadas e sempre quis ter esta opção de tela de bloqueio no meu iPhone e Android.



Telas de Bloqueio com Bing

   Como pode ser observado acima, as notificações ficam na base da tela e é possível escolher uma aplicação para notificações detalhadas. Eu sempre escolho a agenda, pois tenho sempre na tela de bloqueio a descrição do meu próximo compromisso.


   A alteração dos Windows Phones antigos é o fato do teclado numérico para a senha de bloqueio agora não ter um quadrado branco delimitando o espaço como antes. Os números vão a frente do papel de parede



PIN para desbloqueio

   Ainda é possível escolher aplicações de condições de tempo, Facebook, Tumblr, etc como provedores de plano de fundos na tela de bloqueio. Muito bom!

Configurações 

   As configurações no Windows Mobile foram repaginadas. A bem verdade é que a Microsoft deixou o padrão de design do Windows 8 por um novo padrão, melhor e mais bonito. Aos poucos os aplicativos estão sendo alterados. 


Novo Painel de Configurações do Windows Mobile 10

   Como pode ser visto, está bem diferente do padrão visual do antigo Windows Phone 8 e 8.1. Os agrupamentos estão levemente diferentes também, mais organizado. 

   As opções, ao que me parece, devem ser padronizadas por todos os modelos de celulares com o Windows Mobile 10, a opção "Extras" levam as opções específicas por fabricante. No caso do Lumia 925, celular de teste, estão as opções antigas da Nokia.



Opções da Nokia no Windows 10

   Não vale a pena falar de todas as opções, mas algumas são bastante interessantes e são a "alma" do Windows Mobile. Vamos para algumas delas.


   A aba "Personalização" é possível alterar as opções de tela inicial, tela de bloqueio, cores e sons. 


   Na opção "Iniciar" é possível configurar os blocos e comportamento gráfico da tela: quantidade de blocos e seus tamanhos, papel de parede e nível de transparência dos blocos:



Opção "iniciar" nas configurações

   A opção de "cores" é possível definir a cor de fundo da tela entre branco e preto, definir as cores primárias de sistemas e blocos. No exemplo deste artigo está configurado para azul e justamente por isso os ícones, alguns textos, molduras e blocos estão com esta cor:



Opções "cores" nas configurações

   A opção de "Tela de Bloqueio" é a configuração do comportamento da tela de bloqueio. O interessante que não é nesta opção que é definido como é feita a configuração de segurança de bloqueio. Nestas "builds" ainda está confuso o fluxo de configurações do Windows. É possível configurar o aplicativo que gera as imagens de bloqueio (ou utilizar foto fixa), o aplicativo de informação detalhada no bloqueio e quais aplicativos podem colocar ícones de notificações:



Opções da "tela de bloqueio" das configurações

   O menu de configurações do Windows tem uma opção de "Contas". O interessante que não é possível configurar contas de outros locais como Facebook, Twitter, Google, etc. Só é possível configurar a conta da Microsoft e suas opções:



Opção "contas" do Windows Mobile 10

   Estas opções com certeza serão melhoradas. Eu utilizo o serviço do Google para agenda telefônica e não foi possível configurar a conta nesta aba. É possível fazer isso através do aplicativo "pessoas", opção contatos:



Adicionando novas contas para agenda

   O legal é que é possível escolher para exibição contatos com número de telefone apenas e o Windows Mobile 10 consegue ler números com rótulos alterados agora:


Contato do digníssimo senhor Osmar Ivo Leão no Windows 10

   Seguindo as configurações do Windows Mobile 10, chegamos a opção de idiomas. Esta aba é onde é configurado o idioma, opção de país, formato de região (moeda, data e hora, etc). Destaquei ele porque é onde configuramos também a famosa assistente Cortana. 

   A primeira opção dentro desta aba é Fala:


Opção "Fala" das configurações

   Como pode ser visto, no Português não temos opção de fala. A Cortana ainda não fala o nosso idioma.

   A razão de algumas telas deste artigo estarem em inglês é porque eu fiz a troca de idioma para demonstração do assistente Cortana. O início é fazendo o download do idioma em "Adicionar um idioma". É feito um download de 50MB e...


Adicionando idiomas no Windows Mobile 10

   O Windows Mobile 10 trata a adição do idioma como atualização do telefone. Deixei as telas para falar de como o Windows trata as atualizações de versão. É interessante ver que há um aviso e o reinício do celular é agendado. Lembra bastante como a Microsoft faz com os PCs.

   Estas telas e o tratamento de update pode ser a prova que o Windows 10 está realmente unificado entre PC e celular. É uma tendência pela capacidade de processamento dos celulares e modelo de negócio da Microsoft (a da Apple com o seu novo Macbook).

   Após o reinício, o idioma é apresentado na tela de Fala, no entanto a alteração da fala do sistema é feita em outro local e requer novo reinício:


Escolha de Região e Língua

   Nas opções de "Região" e "Língua" são feitas as alterações do telefone de português brasileiro para inglês americano. A escolha do inglês como língua não significa que o Windows ficará com o dólar como moeda, formato de data real e vírgulas no lugar de pontos. Como é mostrado, é possível manter o "Formato de Região" para o "brasileiro" nas opções de região.

   Outras configurações interessantes que podem ser vistas no Windows Mobile 10 está relacionado ao uso de dados pelos aplicativos. Ainda está amadurecendo, porém contém informações bastante úteis e que constam também no Android:


Configurações do uso de dados

   É interessante perceber que há a opção de limitação do uso baseado no seu plano, totalizações do uso de dados e as informações de aplicações que mais usam o plano de dados do celular. O Windows Mobile se mostrou bastante maduro neste quesito. 

   As demais opções de uso de dados e uso do plano ainda estão escondidas e não estão completas, assim eu entendo. A única coisa que consigo visualizar sobre o uso de dados no meu plano é a opção abaixo:


Configuração do uso de dados celular

   Como pode ser observado, não consigo escolher entre 2G, 3G ou 4G nas conexões, não tenho nenhuma outra opção a não ser "sim" ou "não" no uso de dados celular. Tenho certeza que estas opções serão melhoradas, porém creio que seja uma configuração ligada ao fabricante, por isso que não temos mais detalhes.

Outra boa opção é o "Mobile Hotspot", a configuração está abaixo:


Mobile Hotspot do Windows 10

   A opção de compartilhamento de rede de dados é bem simples e direta, configuramos como queremos compartilhar a rede (bluetooth ou Wi Fi), nome da rede e senha (no caso do Wi Fi). Simples, direto e funcional.

   A última opção desta seção de configurações é a opção "Não Perturbe". Bastante funcional e inteligente. Parece bastante com o opção do Android Lollipop e funciona muito bem. Melhor até do que a opção da Samsung no próprio Lollipop que andei reclamando aqui. O Windows não faz nenhuma zoada quando está na opção "quiet hours" e deve funcionar desta forma:


Qiuet Hours no Windows Mobile 10

   É possível observar que é podemos configurar os horários para as "horas quietas" no Windows 10. É o equivalente ao "não perturbe" do Lollipop que geralmente é configurado a noite. Assim como o SO do Google, podemos configurar as pessoas que podem sim interromper o silêncio. Geralmente são as pessoas mais próximas e familiares (minha lista acima). 

   Uma coisa interessante é que há um aviso sobre pessoas que insistirem em ligar mais de 3 vezes. A Cortana irá te interromper entendendo que é uma situação de emergência. Eu particularmente gostei desta opção, porém em alguns casos será péssimo para aquelas pessoas que tem um amigo ou namorado sem noção que continua ligando sem parar mesmo quando não é atendido. Nestes casos, melhor desmarcar a opção.




Cortana

   A assistente de voz do Windows, Cortana, é ativada após o download do pacote de línguas ser baixado e o idioma e local alterado nas configurações. 

   Vale um breve descritivo para quem não sabe a origem do nome e da figura "Cortana", do Wikipedia: 

   "Cortana é um assistente virtual inteligente do sistema operacional Windows Phone 8.1 disponível em base opt-in. Seu nome vem da Cortana, personagem de inteligência artificial da série Halo, com Jen Taylor, dubladora da personagem, regressando sua voz no assistente pessoal.2
A Cortana foi demonstrada pela primeira vez pelo vice-presidente corporativo da Microsoft, Joe Belfiore na Microsoft BUILD Developer Conference (2-4 de abril de 2014) em São Francisco, Estados Unidos.1 Ela foi lançada como um ingrediente-chave da planejada "reforma" da Microsoft dos futuros sistemas operacionais para Windows Phone, Windows, bem como Xbox One.2 Ele está atualmente disponível para todos os usuários do Windows Phone 8.1 nos Estados Unidos como uma versão beta, e será lançado a todos os utilizadores do WP8.1 mundialmente no final de 2014 e início de 2015.3 Em 21 de janeiro de 2015, a Microsoft anunciou a chegada da Cortana para os computadores com o Windows 10.4" 


Olha a Cortana no jogo Halo 4

   Entendido as origens do nome e porque é tratado no feminino, continuamos com a análise do Windows Mobile 10 e da assistente Cortana.

   Esta é a primeira vez que consigo fazer a Cortana funcionar através dos passos descritos acima. Nas "builds" anteriores do Windows aconteciam erros diferentes em diferentes passos. A assistente não abria algumas vezes, noutras não conseguia fazer download do pacote de voz, etc. Nesta minha última tentativa a assistente aparece após reiniciar o Lumia na aba de aplicativos:


Cortana como app no Windows Mobile

A assistente foi acionada e as configurações de nome e preferências também funcionaram corretamente:


Passos de configurações da Cortana

   E finalmente a assistente Cortana está totalmente funcional no meu Windows Mobile 10:


Cortana a espera de um comando de Osmar

   No entanto Cortana ficou totalmente "muda" nesta minha instalação. Ela interpreta todos os meus comandos normalmente, executa as tarefas corretamente, porém não há vocalização por parte do software. Acredito que seja mais um problema advindo da versão não ser a final e meu celular sempre vir em português do Brasil quando eu faço o reset para uma nova instalação.

   A prova que a Cortana está funcionando é o exemplo de configuração de alarme abaixo:


Alarme configurado pela Cortana

   Mesma "muda", a assistente informou o que iria fazer e foi configurado corretamente o alarme para o dia seguinte as 8 horas.

   A assistente tem diversos "truques" na manga! Estes truques podem ser aprimorados na aba "Notebook" no "menu hamburger":


Configurando a Cortana

   Dentro da opção é possível configurar comportamentos para a assistente e informar os "gostos do freguês" dando dicas do que gosta de comer, tempo, se quer informações detalhadas de tráfego, etc.


Aprimorando a Cortana

   O interessante que a Microsoft troca a opção de fundo para branco ao invés do preto configurado nas opções de aplicativos. Nada demais nisso! ;)

Aplicativos

   Para falar dos aplicativos principais do Windows Mobile, é preciso falar antes da nova loja de aplicativos do Windows, simplesmente "Store":


Windows Store

   A Loja do Windows mudou, porém não parece ter mudado muito, há agora opções de verificações no "menu hamburger" na esquerda superior, melhor navegabilidade e buscas por aplicativos, porém o principal problema do Windows Mobile AINDA continua: falta de aplicativo e aplicativos BEM FEITOS para o Windows Mobile. Irei falar isso mais adiante nas conclusões.

   Uma novidade é a opção de compra de músicas também na loja do Windows. A Microsoft ainda dá a opção de fazer upload de músicas para o Onedrive e o aplicativo Groove ler as faixas. Vamos à opção de compra na loja:


Compra de músicas na loja do Windows

   Continuando a análise e começando pelo Groove, novidade da Microsoft, vamos ao aplicativo:


Microsoft Groove

   Como mostrado no aplicativo, é possível ouvir músicas copiadas ao Onedrive, direto do PC ao celular e com um serviço de músicas da Microsoft. Eu particularmente não testei o aplicativo, mas pode ser uma bela opção para os usuários do Windows Mobile 10.  

   Continuando as análises nos principais aplicativos do Windows, falo agora do discador da Microsoft. Este aplicativo foi repaginado e está melhor. Temos as 3 opções básicas de discagem: histórico, discagem rápida e o teclado de discagem. 


Discador do Windows 10

   Uma falha grave e até primária é que não é possível chamar a agenda de telefones a partir do discador. Enquanto é digitado o número o aplicativo até faz buscas na agenda, porém não é possível acessá-la direto. Ponto negativo para o Windows nessa!

   O próximo aplicativo é o novo navegador do Windows, o Microsoft Edge. 


Microsoft Edge

   O Edge está realmente mais leve e rápido do que o Internet Explorer e é um ótima notícia vinda da Microsoft para os usuários do Windows em geral. A navegação nesta "build" do Windows está fluida e o Edge não pára mais de funcionar. Os sites abrem rápido e o Browser é fácil de utilizar.

   Na versão Mobile ainda não temos todas as integrações e opções do Edge para PC, apenas a opção de adicionar páginas para uma lista de leitura:


Reading List do Microsoft Edge

   O atalho para verificar as aplicações que estão rodando no Windows 10 continua a mesma: segurar o botão voltar. Ainda não há uma opção de fechar todos os aplicativos (como não há no Lollipop puro do Android) e a razão é a mesma para ambos os casos: o sistema operacional lida melhor com os aplicativos abertos do que nós:


Multitarefa no Windows Mobile 10

   O software de câmera do Windows Mobile foi trazido pela Microsoft da Nokia. Não sei dizer, até sair um aparelho com Windows Mobile 10 de outro fabricante, se irá ser liberado para todos como parte do Windows. O que parece é que sim, pois não há nenhum outro app de câmera no Windows:


Câmera do Windows Mobile 10

   A Microsoft deu uma simplificada no visual do app em relação à versão da Nokia. As funcionalidades são as mesmas, o bom aplicativo continua o mesmo. As opções de "lentes" continuam.

   As minhas reclamações são referente aos aplicativos de terceiros. Os desenvolvedores não levam a plataforma a sério e isso é um grande problema. Não temos aplicativos oficiais, por exemplo, do Facebook. A Microsoft que criou o aplicativo da rede social e ainda assim, não está atualizado com o novo padrão visual do Win 10:


Facebook para Windows Mobile

   O pior é por parte do Instagram, o aplicativo está em fase "beta" há mais de 1 ano e nenhuma alteração foi feita desde o lançamento. Lamentável e até feio para o instagram:


Instagram Beta para Windows Mobile 10

   O Instagram é tão ruim que não temos a opção de envio direto, não há opção ainda de upload de filmes, etc. A única alternativa para os usuários é utilizar o 6tag, aplicativo criado por Rudy Huyn. O aplicativo 6tag é utilizado até pelo John Belfiore, chefe de desenvolvimento do Windows na Microsoft. Uma vergonha! 

   Outra vergonha é o Snapchat. Não é disponibilizada uma versão oficial e os criadores proibiram o mesmo Rudy Huyn de criar uma versão para o Windows Phone, tirando uma versão da loja da Microsoft. O mesmo aconteceu com a própria Microsoft quando criou um aplicativo para o You Tube, pois o Google não criou nenhum aplicativo a não ser um aplicativo buscar bastante antiquado comparado com os aplicativos para iOS e Android. 

   A falta de aplicativos é o grande problema da plataforma.

Conclusão

   A Microsoft vem fazendo um ótimo esforço e trabalho com o Windows Mobile 10. O sistema operacional está muito bom, tem ótima usabilidade e está bem intuitivo. O esforço inclusive de usar o hardware da Nokia foi um grande passo da Microsoft e um ótimo voto de confiança na plataforma dada pela gigante de Redmond.

   Outro fato muito bom para a plataforma é a Microsoft implementar os seus principais componentes para outras plataformas. Essa escolha e as declarações do seu presidente, Satya Nadella, mostram claramente a estratégia: ser uma plataforma de serviço ampla, não apenas mais um competidor correndo atrás do próximo celular. O Windows 10 é uma plataforma, não um sistema operacional apenas. Satya deixou claro isso nas suas declarações. 

   O Windows Mobile 10 é um dos componentes da grande infraestrutura de serviços que a Microsoft está idealizando. A ideia é transformar o celular numa commodity, algo banal, fazer essa briga Samsung x Apple algo obsoleto. No entanto, até chegarmos neste dia, a Microsoft precisa fazer um bom sistema operacional móvel e ter bons celulares. O Windows Mobile 10 é um ÓTIMO sistema. Não deve nada para iOS e Android, tem um bom assistente, tem bons sistemas em nuvem, só precisa dos aplicativos das outras plataformas. Este é O problema da plataforma.

   Eu acredito que, com o Windows 10 e todos os recursos aplicados pela Microsoft na plataforma, os desenvolvedores começarão a portar suas aplicações para o sistema de Redmond. Está tudo mais fácil agora, ferramentas, IDE, conversores de código, UI, etc. 

   Vamos torcer! Esta é uma ótima alternativa. Vamos esperar a versão final com os novos Lumia!
Post a Comment